Nick Bondarev nos leva para Groenlândia

por Pedro Macedo

 @nickbondarev

Em 2018 o fotógrafo russo Nick Bondarev, radicado em Los Angeles, embarcou em uma aventura pelas águas frias do Atlântico Norte e do Oceano Ártico para compor seu projeto Northern Winds.

 

@nickbondarev

Nascido na Sibéria, Nick cria histórias sobre a interação do homem com a natureza selvagem. Busca através das suas experiências sensibilizar o público em geral para a existência de outros mundos e culturas.

@nickbondarev

O ensaio Expedição para o King Oscar Fjord, na qual Bondarev explora um dos maiores fiordes no nordeste da Groenlândia. Então, pega sua mochila e bora embarcar nessa jornada pelas misteriosas águas do pólo norte do nosso planeta.

@nickbondarev

A locomoção foi à bordo de barcos à vela, assim, grande parte dos registros são da perspectiva de dentro das navegações, como se fosse a visão de um típico explorador.

@nickbondarev

Fiorde é uma grande entrada de mar entre grandes montanhas rochosas. Essa formação geológica é o resultado de uma erosão pelo gelo de antigas geleiras.

@nickbondarev

Além da Groenlândia, os fiordes costumam se situar nas costas da Noruega, Chile e Nova Zelândia. O King Oscar Fjord tem entre 10 a 25 quilômetros de largura. Ele foi avistado primeira vez pela expedição de Alfred Gabriel Nathorst, geólogo e explorador sueco, no ano de 1899. 

@nickbondarev

Em relação às fotos encontramos representações das paisagens típicas da região que dão destaque principalmente ao clima. Seja dos ventos tempestuosos ou à noites tranquilas. Basicamente um diário de bordo, só que em fotos. 

@nickbondarev

As fotos da expedição fazem parte de um livro que leva o mesmo nome do projeto, o Northern Winds. Nele estão as memórias e registros das viagens que o fotógrafo realizou pela Islândia e pela Groenlândia. "O livro revela a atmosfera e energia da natureza no norte, das pessoas que habitam esses lugares extremos e suas interações", explica Bondarev.

@nickbondarev

O fotógrafo acredita que as imagens possam servir de inspiração para que outras pessoas explorem e conheçam o mundo à sua volta.

@nickbondarev

Conheça mais do trabalho de Nick Bondarev em seu Behance e no seu Instagram. O livro Northern Winds pode ser encontrado em seu site e está disponível em inglês e russo.