Mães Viajantes

por Pedro Macedo

Para a nossa campanha de Dia das Mães decidimos homenagear as mulheres aventureiras que desbravaram o mundo antes de nós. Compartilharmos na nossa news a história de 3 mulheres de países e backgrounds diferentes, mas que têm em comum a coragem, espírito aventureiro e o amor por viagens. 

Suas trajetórias são inspirações não só para seus filhos mas pra gente também. Conheça um pouco mais sobre essas Mães Viajantes:

 

Elspeth Beard

A primeira mulher britânica a dar a volta ao mundo de moto, desbravando mais de 55 mil km mundo afora a bordo de uma BMW R 60/6. 

Em 1982, com apenas 23 anos, a estudante de arquitetura trabalhou em um pub londrino para economizar dinheiro e custear sua aventura. 

 


Começando por Nova York, a jornada seguiu rumo ao Canadá, retornando por Los Angeles até chegar ao México. Lá embarcou em um navio com destino a Sydney, onde permaneceu por sete meses explorando a região até continuar sua jornada para Singapura. 

De volta a Londres, depois de quase três anos e 55 mil km na motocicleta, Elspeth Beard completou seus estudos em arquitetura e passou sete anos reformando uma torre de água da Era Vitoriana para transformá-la em um prédio residencial enquanto criava sozinha seu único filho. 

 

Seu trabalho como arquiteta já recebeu inúmeros prêmios e após 35 anos publicou o livro ‘Lone Rider’, sobre as memórias de suas viagens.


Junko Tabei 


A alpinista Junko Tabei foi a primeira mulher da história a chegar ao cume do Monte Everest e a escalar os sete montes mais altos de todos os continentes.

Nascida em 1939, foi criada em Miharu, e descobriu a escalada aos 10 anos, durante uma viagem escolar ao Monte Nasu. A mãe de dois filhos fez história em 1969 quando fundou o primeiro Clube de Escalada Feminina do Japão. 


Sua expedição ao Everest começou na primavera de 1975 com 15 alpinistas e 6 sherpas. A uma altitude de 9.000 pés (2.743,2 metros), seu acampamento foi soterrado por uma avalanche. Após 3 dias de recuperação, Tabei continuou com a escalada, chegando ao cume em 16 de maio de 1975, acompanhada apenas pelo Sherpa Ang Tshering.

Alcançou também o topo de montanhas em 76 países diferentes. A montanhista foi autora de vários livros, incluindo uma biografia que se definiu como “uma dona de casa que escala montanhas”.

Até seus últimos anos, Junko Tabei esteve envolvida com a causa do montanhismo e do meio ambiente.

 

Valentina Tereshkova

 


Valentina foi a primeira mulher a ir ao espaço! Nasceu em 6 de março de 1937, em uma fazenda no oeste da Rússia. Aos 16 anos começou a trabalhar com a mãe na fábrica de tecido para ajudar a família.   

Aos 22 anos, entrou para um clube de paraquedistas amadores e passou a saltar quase todos os fins de semana. 

Quando os soviéticos anunciaram que planejavam enviar uma mulher ao espaço, Valentina começou a se preparar para a seleção. Foi uma das cinco escolhidas, entre mais de 400 candidatas, e passou por sete meses de treinamento, que incluía testes físicos, pilotagem de jatos e isolamento completo. 


Em 1963, com apenas 26 anos, a bordo da espaçonave Vostok 6, deu 48 voltas no globo terrestre em quase três dias.  

De volta em segurança a seu país natal, foi considerada uma heroína. Casou com outro cosmonauta, Andrian Nikolaev, com quem teve uma filha, Elena Andrianovna Nikolaeva-Tereshkova, a primeira pessoa a ter tanto um pai quanto uma mãe que já viajaram ao espaço.   

Continuou no programa espacial, com a missão de apoiar a presença de mulheres na ciência e diplomacia.


-


E claro que para comemorar essa data e presentear as Mães que nos acompanham, temos diversas opções em nosso site com 15% de desconto + 10% OFF usando o cupom WELCOME10 na sua primeira compra. Além de frete grátis em pedidos acima de R$450! Escolha o presente de quem você mais ama aqui

 

Feliz Dia das Mães! Até a próxima.

 

Fonte: Super Interessante - Brasil