Motivos para você fazer um mochilão

por Pedro Macedo

Você já ouviu falar do livro On the Road do escritor americano Jack Kerouac, um dos principais símbolos de uma geração conhecida como Beatniks? A obra é considerada uma bíblia para os aventureiros que querem colocar o pé na estrada em busca de novas vivências e desafios. Esse é o sonho de várias pessoas que buscam conhecer diversos lugares incríveis.

Fazer um mochilão é muito mais do que apenas colocar uma mochila nas costas, é conhecer novos ambientes, se conectar com as outras pessoas e principalmente, aprender sobre si mesmo da melhor forma possível: gastando pouco.

Mas por que fazer um mochilão?

Existem vários motivos que alguém escolhe para fazer um mochilão. Muitos decidem fazer esse tipo de viagem como forma terapêutica, para sair um pouco da rotina e encarar um mundo totalmente diferente. Alguns aproveitam aquelas férias do trabalho ou dos estudos; e outros desejam apenas sair de dentro da caixa e fazer algo diferente. Seja qual for o motivo ou o destino, o resultado de uma viagem essa é indescritível.

No livro do guru americano dos viajantes que a gente citou ali, existe uma frase excelente para descrever a experiência de um mochilão: "Nada atrás de mim, tudo à minha frente, como acontece sempre na estrada". E é com esse mantra que nos inspiramos para te ajudar a planejar uma aventura dessas.

Não é uma tarefa fácil, é preciso aprender a arte do desapego, de aceitar que não precisamos de todo o luxo e que nossa única preocupação é a mochila que carregamos. Nas suas costas não estão apenas seus pertences, a mochila passa a carregar as experiências dos lugares que você passou. E isso é incrível.

Listamos alguns pontos positivos baseados na experiência de nossos travelers e da equipe Beatnik & Sons com mochilão, que vão fazer você querer arrumar as malas imediatamente.

Bora lá?

Autoconhecimento e independência

Pode parecer clichê, mas você nunca sabe quem é realmente você até ser colocado em prova. E isso começa, por exemplo, quando você precisa se comunicar em um país que você não domina a língua. 

Ao fazer um mochilão, você se submete a desafios que colocam sua mente em teste e incentivam sua criatividade. Além disso, se você estiver sozinho, o desafio pode ser maior ainda. Mas ao mesmo tempo, todo aprendizado que você ganha faz valer a pena, pois você está conhecendo mais de si mesmo em situações diversas.

Organizar uma viagem por conta própria cria um sentimento de independência, de empoderamento, de que você é capaz de tudo. Algumas pessoas se educam sozinhas, a partir de artigos na internet ou vídeos no YouTube. Depois que a jornada acaba e você percebe o quão diferente você está é porque o mochilão fez efeito.


Aprendendo a desapegar

A gente sabe que fazer a mala é difícil. Na maioria das vezes levamos coisas demais, que nunca acabamos usando. Um mochilão é você e sua mochila. Fica mais fácil se locomover assim. Entretanto, é preciso pensar e priorizar suas escolhas.

Programe-se a partir da previsão do tempo. Leve apenas o essencial. Tudo bem levar apenas um casaco de frio e sair com ele em todas as fotos. Faz parte do aprendizado.

E é a partir dessas pequenas situações, que você começa a ficar surpreso ao descobrir o tanto que você economizou de tempo, esforço mental e dinheiro! Lembre-se que sua mochila pode parecer pequena por fora, mas cabe o mundo dentro dela.

Conhecer novas culturas e fazer amizades

Conhecer culturas diferentes nos mostra o quão diverso nosso mundo pode ser. Durante o mochilão, permita-se vivenciar outra cultura, outro país, outros costumes. Por mais que você não domine a língua, tente aprender pelo menos um bom dia ou obrigado na língua local. Viajar é assim, nos torna ainda mais humanos. Você vai fazer amizades incríveis e conhecer pessoas com histórias sensacionais.


Se perder também é benéfico

Você amadurece muito depois de uma viagem. Você aprende a planejar, mas também a aceitar o acaso. Algumas vezes você vai ter um roteiro para seguir e visitar os pontos turísticos, mas em outros momentos, se perder de propósito nas ruazinhas do centro histórico da cidade pode ser surpreendente.

Viajar é uma grande escola sobre a vida que quem entra neste mundo sai transformado. É preciso aceitar os imprevistos e lidar com eles da melhor forma possível. E esse é outro aprendizado que o mochilão lhe proporciona para o resto da vida.


Você muda e o mundo muda

Viajar é como uma sessão de terapia. Você entra um e sai outro completamente diferente. Uma vez que você voltar a sua terra natal depois de um mochilão, você começa a ver as coisas de maneiras diferentes. A gente passa a valorizar mais nossa cidade, aprender a olhar as paisagens e as pessoas de uma maneira compreensiva e isso faz com que a gente entenda o lugar que vivemos.

Não importa se você viajou pelo Brasil, pela Europa ou pela Ásia. Toda experiência vai lhe ensinar algo diferente para a vida. E nada disso é impossível, basta apenas se planejar, se organizar financeiramente, escolher as melhores opções de passagem, arrumar as malas e depois, apenas uma boa viagem!

Ainda tá em dúvida?

Trouxemos uma dica de podcast que pode te inspirar ainda mais, o podcast Viajar pra Quê?

“Em 2019 criamos o “Viajar pra Quê?” para nos conectar com outros viajantes, compartilhar experiências, dores e alegrias, e mostrar aos ouvintes que existem diversas maneiras de se viver e de nos relacionarmos com outras culturas, pessoas, lugares. Esse é o nosso convite para sairmos da nossa zona de conforto e entendermos que viajar não é somente sair da sua cidade/país, viajar é uma forma de nos transformar como pessoas e entender nosso papel no mundo.”

-

Gostou, traveler? Não esqueça de se proteger durante essa pandemia. Aproveite para se planejar, e não perca as esperanças de explorar o mundo como antes.

E na hora de escolher aquela mochila ou mala ideal para viajar, explore as nossas opções aqui na Beatnik & Sons.