A arte de fazer um produto à mão no Brasil

por Pedro Macedo

Sustentável, autêntico e criativo. Esses são os atributos que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) confere à indústria da moda brasileira em 2021. Há 10 anos, a Beatnik & Sons se orgulha de fazer parte de uma rede responsável que investe em um setor que emprega tantos brasileiros no dia a dia. 

A Apex destaca o Brasil como uma importante chave para os setores produtivos têxteis, que vão desde o trabalho com couro até calçados e confecções. Isso se encaixa nos nossos produtos, que fazem parte dessa forma artística de fazer artesanal e localmente, garantindo um impacto positivo na economia.

 



Nossas bolsas, mochilas e acessórios são feitos à mão por 12 artesãs em nosso ateliê, que atuam em uma cadeia produtiva justa, com remuneração compatível com a realidade. E com isso, incentivamos a indústria de Curitiba, dando-lhes condições técnicas e artísticas adequadas ao funcionamento das operações. Além de gerar conhecimento e agregar valor ao trabalho dos artesãos.

As matérias-primas utilizadas são sempre de origem brasileira para promover o mercado em nosso país. Os tecidos vêm de produtores do setor têxtil de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, e os couros dos curtidores e curtidores do Rio Grande do Sul, assim como os nossos metais também vêm da produção gaúcha, como como Altero e Eberle.

Com a crise da Covid-19, fomos pegos de surpresa e passamos a adotar novas medidas que garantem a segurança de nossos artesãos no Brasil. Por isso, comprar de pequenas empresas em tempos de crise ajuda quem precisa, mas também nos ajuda a continuar existindo e gera um impacto diretamente a economia brasileira.

Atualmente, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) mostra que o Brasil possui a maior cadeia produtiva integrada do Oeste Mundial, reunindo mais de 33 mil empresas, das quais cerca de 80% são de pequeno e médio porte. São mais de 1,6 milhão de empregos e representam 5,7% do valor total da produção da indústria de transformação do país.

Ao comprar conosco, você escolhe um produto com design atemporal e qualidade superior com matérias-primas escolhidas com muito cuidado para que cada peça tenha uma história com você. Além disso, você incentiva o pequeno produto a continuar funcionando e a existir, promovendo produtos que sejam feitos de forma ética e que valorizem o mercado brasileiro.

Acreditamos que podemos impactar mais e mais pessoas a cada dia e divulgar sua mensagem de mudança, transmitida por todos que usam nossas mochilas.

Queremos que nossos clientes tenham uma experiência incrível com o Beatnik & Sons desde o momento da compra até o recebimento do produto. Isso faz parte do carinho que a gente deposita e só é possível na hora de comprar e investir no pequeno produtor.

Por isso, mandamos um grande obrigado por confiar em nós para continuarmos com essa arte, que é produzir peças duradouras para aventureiros modernos.